Guia voltado à produção de documentários para preservação da memória institucional do IFRJ Campus Niterói: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13857226Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Documentário, Memória institucionalResumo
Partindo do entendimento de que o documentário, enquanto gênero cinematográfico, pode ser utilizado para a preservação da memória institucional do IFRJ campus Niterói, mas também considerando a natureza indutiva do produto educacional proposto no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Instituto Federal Fluminense), este trabalho tem o objetivo apresentar o percurso realizado desde o início até a etapa final de elaboração de um guia sobre como fazer documentários para a preservação da memória institucional, passando pelas fases de concepção, planejamento, elaboração, recorte do público-alvo e avaliação/validação. Para isso, desenvolve-se um estudo descritivo da experiência de desenvolvimento do produto educacional intitulado “Luz, câmera, memória: um guia de como elaborar documentários sobre o IFRJ Niterói”, dividindo-se o percurso em oito fases, a saber: concepção do produto, planejamento do guia, elaboração do guia, público-alvo da proposta, seleção dos avaliadores da pesquisa, procedimentos gerais para análise de dados da validação/avaliação do produto, avaliação/validação do produto por especialistas a partir de questionário e, por fim, análise dos dados obtidos por meio do questionário. Como principais conclusões pós-validação, foi possível perceber que o guia proposto acolhe um caráter indutivo, que se mostra evidenciado em elementos, tais como clareza, objetividade e linguagem acessível, além de abordar adequadamente as etapas e a produção de documentários sobre a instituição, contribuindo, desse modo, para a preservação da memória institucional, tendo o audiovisual como um meio para isso.
Downloads
Referências
BERGAMASCHI, Christyan Lemos; AMARAL, Sandra Regina do; ALENCAR, Isabel de Conte Carvalho de. Instrumento para análise, avaliação e validação de materiais de divulgação científica. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciên-cias – XIII ENPEC Caldas Novas, Goiás – 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/enpec/2021/TRABALHO_COMPLETO_EV155_MD1_SA112_ID316_04072021103310.PDF. Acesso em: 3 mar. 2024.
BRASIL, CAPES. Documento de Área – Ensino. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ENSINO.pdf. Acesso em 12 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Observatório ProfEPT. Brasília, DF: MEC, 2023. Disponível em: https://obsprofept.midi.upt.iftm.edu.br. Acesso em: 10 jul. 2023.
ENAP. Escola Nacional de Administração Pública. Escola Virtual de Governo. 2023. Disponível em: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/878. Acesso em: 11 out. 2023.
FREIRE, Gabriel Gonçalves; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia; GUERRINI, Daniel. Produtos Educacionais do Mestrado em Ensino da UTFPR – Londrina: estudo preliminar das contribuições. Revista Polyphonía, v. 28, n. 2, jul./dez. 2017. Disponí-vel em: https://doi.org/10.5216/rp.v28i2.52761. Acesso em: 25 fev. 2024.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.
LUCENA, Luiz Carlos. Como fazer documentários: conceito, linguagem e prática de produção. 3. ed. São Paulo: Summus, 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus Editora, 2016.
PEREIRA, Marco. Brainstorng ou Tempestade de ideias. Aula de Empreendedorismo. 2019. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6171618/mod_resource/content/1/Brainstorming.pdf. Acesso em: 30 mai. 2024.
PUCCINI, Sérgio. Roteiro de documentário: da pré-produção à pós-produção. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thiago Soares de Oliveira, Valdineia Gomes das Chagas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.