Guia voltado à produção de documentários para preservação da memória institucional do IFRJ Campus Niterói: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13857226

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Documentário, Memória institucional

Resumo

Partindo do entendimento de que o documentário, enquanto gênero cinematográfico, pode ser utilizado para a preservação da memória institucional do IFRJ campus Niterói, mas também considerando a natureza indutiva do produto educacional proposto no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Instituto Federal Fluminense), este trabalho tem o objetivo apresentar o percurso realizado desde o início até a etapa final de elaboração de um guia sobre como fazer documentários para a preservação da memória institucional, passando pelas fases de concepção, planejamento, elaboração, recorte do público-alvo e avaliação/validação. Para isso, desenvolve-se um estudo descritivo da experiência de desenvolvimento do produto educacional intitulado “Luz, câmera, memória: um guia de como elaborar documentários sobre o IFRJ Niterói”, dividindo-se o percurso em oito fases, a saber: concepção do produto, planejamento do guia, elaboração do guia, público-alvo da proposta, seleção dos avaliadores da pesquisa, procedimentos gerais para análise de dados da validação/avaliação do produto, avaliação/validação do produto por especialistas a partir de questionário e, por fim, análise dos dados obtidos por meio do questionário. Como principais conclusões pós-validação, foi possível perceber que o guia proposto acolhe um caráter indutivo, que se mostra evidenciado em elementos, tais como clareza, objetividade e linguagem acessível, além de abordar adequadamente as etapas e a produção de documentários sobre a instituição, contribuindo, desse modo, para a preservação da memória institucional, tendo o audiovisual como um meio para isso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Soares de Oliveira, Instituto Federal Fluminense

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, com estágio de pós-doutoramento pela Universidade da Beira Interior. Professor da Licenciatura em Letras (Português e Literaturas) do Instituto Federal Fluminense, bem como do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens (NECEL), com ênfase nas seguintes áreas: Linguística Histórica, História da Língua Portuguesa e Metodologia da Pesquisa Científica.

Valdineia Gomes das Chagas, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), especialista em em Gestão e Normas Educacionais e em Saúde Coletiva pelo Instituto de Ensino Superior do Estado do Espírito Santo (IESES), graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como servidora pública do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

Referências

BERGAMASCHI, Christyan Lemos; AMARAL, Sandra Regina do; ALENCAR, Isabel de Conte Carvalho de. Instrumento para análise, avaliação e validação de materiais de divulgação científica. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciên-cias – XIII ENPEC Caldas Novas, Goiás – 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/enpec/2021/TRABALHO_COMPLETO_EV155_MD1_SA112_ID316_04072021103310.PDF. Acesso em: 3 mar. 2024.

BRASIL, CAPES. Documento de Área – Ensino. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ENSINO.pdf. Acesso em 12 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Observatório ProfEPT. Brasília, DF: MEC, 2023. Disponível em: https://obsprofept.midi.upt.iftm.edu.br. Acesso em: 10 jul. 2023.

ENAP. Escola Nacional de Administração Pública. Escola Virtual de Governo. 2023. Disponível em: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/878. Acesso em: 11 out. 2023.

FREIRE, Gabriel Gonçalves; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia; GUERRINI, Daniel. Produtos Educacionais do Mestrado em Ensino da UTFPR – Londrina: estudo preliminar das contribuições. Revista Polyphonía, v. 28, n. 2, jul./dez. 2017. Disponí-vel em: https://doi.org/10.5216/rp.v28i2.52761. Acesso em: 25 fev. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.

LUCENA, Luiz Carlos. Como fazer documentários: conceito, linguagem e prática de produção. 3. ed. São Paulo: Summus, 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus Editora, 2016.

PEREIRA, Marco. Brainstorng ou Tempestade de ideias. Aula de Empreendedorismo. 2019. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6171618/mod_resource/content/1/Brainstorming.pdf. Acesso em: 30 mai. 2024.

PUCCINI, Sérgio. Roteiro de documentário: da pré-produção à pós-produção. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

Publicado

2024

Como Citar

Oliveira, T. S. de, & Chagas, V. G. das. (2024). Guia voltado à produção de documentários para preservação da memória institucional do IFRJ Campus Niterói: um relato de experiência . ETS EDUCARE - Revista De Educação E Ensino, 2(3), 57–87. https://doi.org/10.5281/zenodo.13857226

Edição

Seção

Artigos