INSTITUIÇÕES DE ENSINO E O ENSINO DE HISTÓRIA
DISPUTAS, PROJETOS E PODER CAPILAR
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8352211Palavras-chave:
Formação de Professores, Teoria da História, Ensino Superior, Ensino BásicoResumo
Este trabalho, porção de trabalho monográfico apresentado no ano de 2022, busca analisar os moldes institucionais e as relações de poder e hierarquia nas instituições de educação, com foco nos cursos de Licenciatura em História e, logo, a formação de professores de História para a Educação Básica. Esta pesquisa perpassa os trabalhos de Michel Foucault, Walter Benjamin, István Meszáros e Michel de Certeau, bem como tangencia os processos envolvidos na preparação de conhecimentos a serem transmitidos. Dessa forma, encaminhamos para uma reflexão acerca da preconização de narrativas, dentro de um projeto socioeducacional, e seus efeitos não só no ensino de história, mas na formação de indivíduos através delas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luiza Martins Varricchio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores(as) preservam os direitos autorais e cedem aos Cadernos de InterPesquisas o direito de publicação primária, sendo permitida ao(s) autor(s) a posterior publicação do material em outros formatos, a partir da adoção de uma conduta moral condizente as boas práticas do meio científico e assumindo a inteira e exclusiva responsabilidade por tais publicações.
Consulte também os Termos e Condições de Uso.