A transcodificação da subjetividade personagens em literários na virtualidade

Authors

  • Valter Andre Jonathan Osvaldo Abbeg Universidad San Carlos - PY

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7979903

Keywords:

leitura, digital, tecnologia, personagem

Abstract

O presente estudo analisa a transcodificação dos personagens Capitu e Bento, da obra "Dom Casmurro" de Machado de Assis, em jogos virtuais e digitais, através da adaptação didática. Utilizando a caracterização do leitor e os estudos da cibercultura, busca-se problematizar as relações intrínsecas dos personagens. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento, mas acredita-se que essa nova maneira de ler contribui positivamente para o acesso à literatura. A adaptação promove uma reorganização e ressignificação da narrativa, recodificando e transcodificando a obra original. Apesar de não ocorrer a constituição de hiperlinks ou associações múltiplas, o jogo proposto constitui uma sequência previsível de ações que emoldura os personagens na obra.

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References

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Published

2023-05-29

How to Cite

ABBEG, V. A. J. O. A transcodificação da subjetividade personagens em literários na virtualidade. Cadernos de InterPesquisas, [S. l.], v. 1, p. 1–7, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7979903. Disponível em: https://esabere.com/index.php/cadips/article/view/4. Acesso em: 19 sep. 2024.

Issue

Section

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