A História Interpretada: considerações sobre o RPG e o Ensino de História

Authors

  • Elias Emilio Braga Universidade Católica de Petrópolis
  • João Marcos Ribeiro de Mello Universidade Católica de Petrópolis
  • Luiz Henrique Bechtlufft Bade Universidade Católica de Petrópolis
  • José Ângelo Costa de Almeida Universidade Católica de Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10802520

Keywords:

RPG, Ensino de História, Jogo

Abstract

O presente artigo busca traçar os diálogos possíveis entre o ensino de história e o role-playing game, também chamado de RPG. Durante a abordagem, se busca, inicialmente, apontar a necessidade de um encontro entre as narrativas tidas como oficiais ou tradicionais para aquelas próximas e utilizadas pelos estudantes, no qual se insere o RPG. Em seguida, se busca explicar o que seria propriamente dito um role-playing game e a sua utilização em sala de aula, manifestando as vantagens de sua utilização pelo professor de história. Para isso, consideraremos dialogar autores como CERTAU (2010) e (1998), ECKHARDT (2020), GUIMARÃES (2012) e outros. Ao final, evidencia-se que tal possibilidade é admissível e que o ensino de história, utilizando a proposta deste texto, vai de encontro as necessidades de mudança nos métodos utilizados para o ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BARROS, José D’Assunção. Teoria da história: os primeiros paradigmas: positivismo e historicismo. Petrópolis, RJ. Vozes, 2014.

BARROS, José D’Assunção. Teoria da história: princípios e conceitos fundamentais. Petrópolis, RJ. Vozes, 2014.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo, SP. Editora Brasiliense, 1987.

BRUNELO, L. ; WALECKI, J. G. . A utilização do RPG no ensino de História: problematizações e possibilidades de estudo. In: VIII Congresso Internacional de História - XXII Semana de História, 2017, Maringá. VIII Congresso Internacional de História - XXII Semana de História, 2017. v. 1. p. 3064-3070.

CARNEIRO, Eva Dayana Felix. O uso do RPG no ensino de História: um relato de experiência sobre o Maranhão republicano explicado por meio de um jogo. Revista História Hoje, v. 10, nº 19, p. 214-234, 2021.

CAVALCANTI, Erinaldo. A história “encastelada” e o ensino “encurralado”: escritos sobre história, ensino e formação docente. Curitiba, PR. CRV, 2021.

CERTEAU, Michel de. A cultura no plural. Tradução: Enid Abreu Dobránszky. Campinas, SP. Papirus, 2010.

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Tradução: Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro, RJ. Editora Forense, 2022.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Tradução: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 1998.

CORDEIRO, Janaina Martins. Anos de chumbo ou anos de ouro ? A memória social sobre o governo Médici. Estudos históricos. Rio de Janeiro, vol. 22, nº 43, p. 85-104, 2009.

ECKHARDT, Fabiana. O outro sou eu também: a formação de professores de classes populares em diálogo com Paulo Freire e Enrique Dussel. Curitiba, PR. Appris, 2020.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em Educação. Rio de Janeiro, RJ. EdUERJ, 2018.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Tradução: Lígia Maria Ponde Vassalo. Petrópolis, RJ. Vozes, 1977.

GOMES, M. V. A.. O Role Playing Game como Ferramenta de Ensino de História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

GUIMARÃES, S. Didática e prática de ensino de História: experiência, reflexões e aprendizado. 13a Ed.rev. ampl. – Campinas, SP: Papirus, 2012.

JABLONKA, Ivan. A história é uma literatura contemporânea: Manifesto pelas ciências sociais. Tradução: Verónica Galíndez. Brasília, DF. Editora Universidade de Brasília, 2020.

JENKINS, Keith. A história repensada. Tradução: Mário Vilela. São Paulo, SP. Editora Contexto, 2007.MARCATTO, A. Saindo do Quadro: Uma Metodologia Educacional Lúdica e Participativa baseada no Role Playing Game. São Paulo: Exata Comunicação e Serviços S/C LTDA. 1996.

MUNSLOW, Alun. Desconstruindo a história. Tradução: Renata Gaspar Nascimento. Petrópolis, RJ. Vozes, 2009.

OHARA, João. The theory and philosophy of History: global variations. Cambridge. Cambridge University Press, 2022.

PAES, D. L. ; ROSSET, M. . Considerações sobre a produção de jogo baseado no roleplaying game(RPG) para uso no ensino médio. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. XVII, p. 232-244, 2021.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor. PDE, 2014. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_ped_pdp_elizete_da_aparecida_toledo.pdf. Acesso em: 02 de nov. de 2022. ISBN 978-85-8015-080-3.

PAUL, Herman. Historians’ virtues: from Antiquity to the Twenty-First century. Cambridge. Cambridge University Press, 2022.

PROUST, Antoine. Doze lições sobre a história. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte, MG. Autêntica, 2014.

RINCON, Luiz. Quilombo dos Palmares. São Paulo, SP. Devir, 1999.

ROCHA, Renan Antonio da. Jornada entre a imaginação e a interpretação: o uso e a prática do RPG no ensino de história. 2015.

VASQUES, Rafael Carneiro. As potencialidades do RPG (Role Playing Game) na Educação Escolar. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara. 2008.

Published

2024-03-10

How to Cite

BRAGA, E. E.; MELLO, J. M. R. de; BADE, L. H. B.; ALMEIDA, J. Ângelo C. de. A História Interpretada: considerações sobre o RPG e o Ensino de História. Cadernos de InterPesquisas, [S. l.], v. 2, p. 136–153, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10802520. Disponível em: https://esabere.com/index.php/cadips/article/view/100. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Textos