A relevância da gestão escolar democrática para a inclusão de alunos com deficiência

Autores

  • Antonia Edivânia Lima da Silva Canja Unicap

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12026584

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Gestão Participativa, Inclusão escolar, Alunos com deficiência, Educação.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da gestão participativa e democrática para a inclusão de alunos com deficiência. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática nas plataformas Scielo e Google Acadêmico, sob a orientação das diretrizes do PRISMA. Foram selecionados somente artigos científicos brasileiros e publicados entre os anos de 2019 e 2023. Diante da análise dos estudos que abordaram a gestão democrática e a inclusão de alunos com deficiência, emerge uma compreensão acerca da relevância da gestão escolar democrática e participativa para superar desafios e promover uma educação inclusiva e de qualidade. A abordagem participativa, que engloba ativamente toda a comunidade escolar, é destacada como um elemento crucial para o êxito desse empreendimento. A proposta de mudança de paradigma não se limita a abandonar o papel tradicional do diretor, mas envolve adotar uma postura de gestor de ideias, mediador de discussões e construtor de consensos. Essa transformação é respaldada por um gestor descentralizado, cujas ações são pautadas pelo desejo coletivo da comunidade, estabelecendo princípios através de um processo inclusivo que incorpora discussões e participação coletiva. Os resultados positivos, evidenciados nas conclusões dos estudos, refletem comunidades escolares ativas e engajadas, indicando uma abordagem democrática e inclusiva. O exercício de cidadania promovido por essa gestão participativa destaca o diálogo, a mediação de conflitos e a construção de decisões coletivas como elementos-chave. Adicionalmente, a formação em serviço, a colaboração efetiva com os professores, a elaboração participativa do Projeto Político Pedagógico e a desconstrução de concepções ultrapassadas são recomendadas como práticas essenciais para a gestão democrática e inclusiva.

Referências

ARANTES-BRETO, D. R. B. et al. Família e gestão democrática no contexto de uma educação especial inclusiva. InFor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 102-118, 2019.

BASTOS, V. C.; GONÇALVES, B. B. T. N.; ALVES, A. C. V. O projeto político-pedagógico como instrumento de gestão democrática e participativa. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 7, n. 15, mai./agost, 2018.

Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, v. 3, n. 2, 2016.

CASTAMAN, A. S.; RODRIGUES, R. A. Considerações sobre a gestão democrática e participativa na Educação Profissional e Tecnológica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018.

CINTRA, R. C. G. C. Gestão democrática e o processo de educação inclusiva: uma relação possível. Revista Teias, v. 20, n. 57, p. 175–184, 2019.

FARIA, M. H.; BERTANHA, P. A gestão democrática e participativa no contexto da educação inclusiva. Revista Educação, Batatais, v. 10, n. 1, p. 63-78, jan./jun. 2020.

LIMA, A. H.; CABRAL, L. S. A. Gestão democrática na educação superior para a diferenciação e acessibilidade curricular. RPGE – Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 1104-1117, set. 2020.

PAGE, M. J. et al. A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Rev Panam Salud Publica, 46, 2022.

PEREIRA, R. S.; PINTO, N. F. S. Gestão democrática na escola pública: desafios e possibilidades para a construção da escola inclusiva a partir da pandemia da Covid-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, v.

, n. 10, p. 3320–3334, 2021.

SANTANA, A. A gestão escolar no contexto da educação inclusiva: a educação especial em questão. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, v. 2, n. 1, 2015.

VARGAS, N. B. R. Gestão participativa para uma educação inclusiva. Revista Saberes em foco, v. 6, n. 1, p. 139-157, 2023.

VIEIRA, F. J., WILL, E. M. A., & de LIMA, L. C. Gestão democrática e participativa: horizontes e possibilidades de construir uma escola de todos e para todos. Revista Didática Sistêmica, v. 21, n. 2, 83–94, 2020.

VIEIRA, S. L.; VIDAL, E. M. Gestão democrática da escola no Brasil: desafios à implementação de um novo modelo. Revista Iberoamericana de Educação, v. 4, n.

, 2015.

Publicado

2024

Como Citar

Canja, A. E. L. da S. (2024). A relevância da gestão escolar democrática para a inclusão de alunos com deficiência. ETS SCIENTIA - Revista Interdisciplinar, 2(2), 67–81. https://doi.org/10.5281/zenodo.12026584

Edição

Seção

Artigos