As teorias democráticas de Dahl e Raws para a resolução dos conflitos no Oriente Médio, um arranjo teórico Possível?

Autores

  • André Luiz Oliveira Guimarães Pitaluga Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10445894

Palavras-chave:

Democracia, Dahl, Raws, Oriente Médio, Primavera Árabe

Resumo

Dentro da teoria política contemporânea se percebe que a democracia é um elemento fundamental para que se entenda a realidade da atualidade. Robert Dahl oferece em sua teoria parâmetros explicativos para se entender o que é democracia, e o processo de democratização. John Raws por sua vez oferece uma alternativa ao modelo realista de política internacional, pensando na democracia como um elemento de estabilização do meio internacional. Na política internacional contemporânea o oriente Médio se destaca como uma região constante de eclosão de conflitos, e que possui um número de regimes variados. O objetivo deste trabalho é observar se a democracia é ou não uma chave para compreendermos os conflitos lá instalados e uma chave para a resolução dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERGMANN, Lia. Oriente Médio: o que é e onde fica In: Solução para a paz: entendendo o Oriente Médio / [organização: Comissão Nacional de Direitos Humanos; coordenação Abraham Goldstein] . – São Paulo : Associação Beneficente e Cultural B’nai B’rith do Brasil, 2009.

______. Israel: 3.700 anos de história. In: Solução para a paz : entendendo o Oriente Médio / [organização: Comissão Nacional de Direitos Humanos; coordenação Abraham Goldstein] . – São Paulo : Associação Beneficente e Cultural B’nai B’rith do Brasil, 2009.

______. A independência do Estado de Israel contemporâneo sua realidade hoje. In: Solução para a paz: entendendo o Oriente Médio / [organização: Comissão Nacional de Direitos Humanos; coordenação Abraham Goldstein] . – São Paulo : Associação Beneficente e Cultural B’nai B’rith do Brasil, 2009.

CALDERONI, Eric. Solução para a paz: dois Estados para dois povos. In: Solução para a paz: entendendo o Oriente Médio / [organização: Comissão Nacional de Direitos Humanos; coordenação Abraham Goldstein] . – São Paulo : Associação Beneficente e Cultural B’nai B’rith do Brasil, 2009.

DAHL, Robert. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: EdUSP, 2012.

GERVÁSIO, Gennaro. After Mubarak, Before Transition: The Challenges for Egypt’s Democratic Opposition. Interface: a journal for and about social movements Event Analysis Volume 4 (1). May 2012.

OLIVEIRA, Fernando Nunes. As bases e a eficiência da teoria de paz democrática do Direito dos Povos e sua resposta ao Realismo Político nas relações internacionais. Revista Opinião Filosófica, Porto Alegre, v. 03; nº. 01, 2012

RAWS, John. The Law of the People. Critical Injury, Vol. 20, (Autumn,1993) p. 36-68. Chicago 2010.

SANTORO, Maurício. As Revoltas Árabes e a democratização do Magreb e do Oriente Médio. Revista Ética e Filosofia Política – Nº 13 – Volume 2, p. 110-124. Junho de 2011

SHRAGAI, Nadav. Demography, Geopolitics, and Future of Israel’s Capital: Jerusalem Proposed Master Plan. Jerusalém, Jerusalem Center for Public Affairs, 2010.

Publicado

2023

Como Citar

Pitaluga, A. L. O. G. (2023). As teorias democráticas de Dahl e Raws para a resolução dos conflitos no Oriente Médio, um arranjo teórico Possível?. ETS HUMANITAS - Revista De Ciências Humanas, 1(1), 183–218. https://doi.org/10.5281/zenodo.10445894

Edição

Seção

Artigos