Abordagem dada à História da Matemática nos Livros Didáticos

Autores

  • Fabio Colins Universidade Federal do Pará - Brasil
  • Nino José de Matos Neves Universidade Federal do Pará - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10445807

Palavras-chave:

História, Matemática, Livros didáticos

Resumo

A História da Matemática é uma importante ferramenta para auxiliar o professor no ensino da matemática e no desempenho na aprendizagem dos alunos. Este trabalho estuda a História da Matemática e tem como principal objetivo analisar a abordagem metodológica dada à História da Matemática nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. Teoricamente, respaldamo-nos em Miguel e Miorim (2004), Mendes (2016) e Mendes e Chaquiam (2016). Além disso, analisam-se quatro livros didáticos de Matemática, para turmas de sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, foi analisada a coleção A Conquista da Matemática dos autores José Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci. Como resultados da pesquisa foram obtidos pois apesar da obra apresentar conteúdos, imagens e atividades sobre a História da Matemática, ainda existe pouca abordagem nos livros do quinto e sextos anos, no entanto, vale ressaltar que há vários momentos que comprovam a existência de uma maior implantação sobre a História da Matemática nos dois últimos livros da coleção. Sabe-se que a História da Matemática surge como metodologia de ensino para proporcionar a interdisciplinaridade, assim por meio potencialmente vasto para promover o ensino e a aprendizagem, relacionando os significados com a realidade dos estudantes possibilitaram numa aprendizagem mais significativa e ao mesmo tempo mais prazerosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3. ed. São Paulo: Edições 76, 2016.

BOYER, Carl. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blucher, 1975.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC /SEF, 1997.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Brasília: MEC, 2017.

D’AMBROSIO, Ubiratan. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.

FAUVEL, J. & van MAANEN, J. (Eds.). (2000). History in mathematics education: the ICMI study. Dordrecht/Boston/London: Kluwer Academic Publishers.

FOSSA, John A. MENDES, Iran Abreu. VALDÉS, Nápoles. A História como um Agente de Cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006.

GIOVANNI-JÚNIOR, José Ruy. CASTRUCCI, Benedicto. A conquista da Matemática: coleção anos finais. 4. ed. São Paulo: FTD, 2020.

LOPES, Lidiane Schimitz e FERREIRA, André Luis Andrejew. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática. Revista Abakós. Belo Horizonte (MG): Ed. PUC Minas, 2012.

MENDES, I. A. O uso da história no ensino da Matemática: reflexões teóricas e experiências. Belém (PA): EDUEPA, 2018.

MENDES, Iran Abreu. Matemática e Investigação em Sala de Aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

MENDES, Iran Abreu. Usos da História no Ensino de Matemática: reflexões teóricas e experiências. 3. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022.

MENDES, Iran Abreu; CHAQUIAM, Miguel. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016.

MIGUEL, A. & MORIN, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte (MG): Autêntica, 2004.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed.São Paulo: Cortez, 2017.

Publicado

2023

Como Citar

Colins, F., & Neves, N. J. de M. (2023). Abordagem dada à História da Matemática nos Livros Didáticos. ETS HUMANITAS - Revista De Ciências Humanas, 1(1), 96–136. https://doi.org/10.5281/zenodo.10445807

Edição

Seção

Artigos