Urgência de novas categorias para a imagem da mulher: as honestas, as perdidas, as desejadas e as marginais na imprensa curitibana na década de 1980
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8278037Palavras-chave:
Mulher, Desejo, HistóriaResumo
O artigo aborda a articulação do universo feminino através de um discurso imagético, cheio de signos e ideologias, em um contexto de abertura política, social e cultural que permitiu a presença da mulher pública em várias acepções. Dependendo do momento histórico, do contexto específico e das condições sociais e culturais, diferentes categorias emergem relacionadas às mulheres. Essas categorias não devem ser vistas como sujeitos históricos individualizados, mas sim como momentos históricos definidos por imagens, impressões e imaginários circulantes. Foi utilizada a análise semiológica de Barthes (1984) para fragmentar as imagens das mulheres. Esta análise imagética não se limita à dicotomia do ambiente feminino em público e privado, pois as imagens são veiculadas ao público com a intenção de demarcar posições sociais específicas para o feminino. Utilizando as categorias de "studium" e "punctum" de Barthes (1984), o artigo revela que as fotos apresentam detalhes que podem chamar a atenção, encobrir ou valorizar determinadas partes do corpo feminino. Os jornais analisados no estudo mostram que a maioria das mulheres retratadas pode ser classificada nas categorias descritas, sendo aquelas desejadas frequentemente utilizadas como instrumento de venda para atrair a atenção do público leitor, que se supõe predominantemente masculino. Por outro lado, as mulheres marginalizadas têm pouco ou nenhum espaço nas representações. O texto destaca que cada imagem exige uma análise mais profunda, revelando uma pluralidade de funções e convicções sociais em relação ao feminino na sociedade. Portanto, o estudo enfatiza a importância de compreender e problematizar as representações visuais da mulher para uma visão mais abrangente e crítica sobre a condição feminina na sociedade contemporânea.
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