Ensaio de algumas reflexões acerca da história da sexualidade no Brasil

Autores

  • Flávio Roberto Chaddad Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara (SP)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10802693

Palavras-chave:

Sexualidade, Discurso, Foucault, Saber, Poder

Resumo

Este trabalho teve como objetivo construir um esboço reflexivo acerca da história da sexualidade no Brasil, que foi pré-requisito da disciplina “Discurso, Sexualidade em uma Sociedade Midiatizada” cursada no primeiro semestre do ano de 2023 no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara/SP). Adotou-se a pesquisa bibliográfica aonde foram utilizados como referências alguns textos disponibilizados pelos docentes do curso, bem como textos que fazem parte da experiência construída deste discente durante sua trajetória acadêmica. Em um primeiro momento, de forma sucinta, relacionou-se os textos entre si, fazendo alguns apontamentos dos mesmos. Em seguida, procurou um aprofundamento teórico em suas análises, tendo como fundamentação teórica o conceito de “Saber” e “Poder” inscritos em fragmentos do texto História dos Sistemas de Pensamento de Michel Foucault, que nada mais é que um resumo dos cursos dados por Foucault no Collége de France, entre os anos de 1970 - 74. Como conclusão, pode-se afirmar que o ser humano nunca foi de fato livre, pois razão e liberdade sempre foram produzidas e falseadas. O que se procurou mostrar, em todo texto, ainda em esboço, é que a educação e a educação sexual sempre estiveram condicionadas ao sistema, a um Saber e a um Poder que se fundamentam em práticas discursivas que percorrem todos os espaços e meandros da existência humana. Neste sentido, não condizem com a realização do ser humano. O que podemos apenas afirmar é que oscilam de tempos em tempos conforme o interesse do mercado internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T; HORKHEIMER, M. O conceito de Iluminismo. São Paulo: Abril Cultural, 1999. (Os pensadores).

CHADDAD, FR. Alguns apontamentos sobre as sanções penais pela história. In: ZOGAHIB, ALN; MARQUES, DJC; SANTOS, AL; CAVALCANTE, FC; SILVA, RGB (Org). Segurança pública, cidadania e direitos humanos: pesquisas, relatos e reflexões. 1ed. Ponta Grossa: AYA Editora, 2023.

FOUCAULT, M. A história dos sistemas de pensamento. Almada: Centelha Viva, 2011.

FOUCAULT, M. História da sexualidade II – vontade de saber. São Paulo: Graal, 2011.

NIETZSCHE, F. A origem da tragédia. São Paulo: Centauro, 2004.

MARÇAL- RIBEIRO, PR. História da educação escolar no Brasil: notas para uma reflexão. Paideia. FFCLRP-USP. Ribeirão Preto, 4, Fev/Jul, 1993.

MARÇAL – RIBEIRO, PR. Os momentos históricos da educação sexual no Brasil. MARÇAL – RIBEIRO (Org). Sexualidade e Educação: aproximações necessárias. São Paulo: Editora Arte e Ciência, 2004.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas; Autores e associados, 2012.

Downloads

Publicado

2024

Como Citar

CHADDAD, F. R. . Ensaio de algumas reflexões acerca da história da sexualidade no Brasil. Cadernos de InterPesquisas, [S. l.], v. 2, p. 173–183, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10802693. Disponível em: https://esabere.com/index.php/cadips/article/view/113. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Textos