RACISMO E RESISTÊNCIA

O POVO NEGRO NO PALCO PSICODRAMÁTICO

Autores/as

  • Daniel Russell Oliveira Universidade Santa Úrsula
  • Andreia Maria Thurler Fontoura Universidade Santa Úrsula

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8126527

Palabras clave:

Psicodrama, Etnodrama, Racismo, Identidade Étnico-racial

Resumen

Por conta de um processo histórico racista, de escravismo e dominação dos corpos, o negro ainda hoje é visto de forma equivocada pela sociedade como um sujeito inferior.  O desafio é como construir uma consciência crítica e positiva e enxergar as possibilidades de práticas psicodramáticas na reexistência do povo negro, entendendo o seu lugar na sociedade atual como construção histórica e assim passível de reinvenção e recriação de sua identidade étnico-racial. Assim, o presente trabalho visa investigar os efeitos possíveis produzidos por uma vivência psicodramática na reconstrução da identidade étnico-racial, no processo de autoconhecimento, aceitação e valorização da negritude, através de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas não-estruturadas com estudantes negros do curso de Psicologia de uma universidade particular do estado do Rio de Janeiro, que cursaram a disciplina Teoria do Psicodrama. Os dados obtidos nas entrevistas passaram por uma análise temática, buscando pesquisar como o Psicodrama contribui para o processo de aceitação do sujeito negro, facilitando o desenvolvimento da percepção sobre si.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andreia Maria Thurler Fontoura, Universidade Santa Úrsula

Psicóloga formada há 26 anos, com experiência nas áreas clínica, hospitalar e de gestão em saúde. Trabalhos institucionais e grupais através de abordagem sociopsicodramática. Jogos dramáticos e role playing. Palestras e cursos. Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Mestrado Profissional em Saúde da Criança e da Mulher pelo IFF/Fiocruz (2017). Atualmente, é psicóloga clínica do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP/UFF) e docente da Universidade Santa Úrsula (USU).

Publicado

2023-07-08

Cómo citar

RUSSELL OLIVEIRA, D.; THURLER FONTOURA, A. M. RACISMO E RESISTÊNCIA: O POVO NEGRO NO PALCO PSICODRAMÁTICO. Cadernos de InterPesquisas, [S. l.], v. 1, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8126527. Disponível em: https://esabere.com/index.php/cadips/article/view/18. Acesso em: 18 oct. 2024.

Número

Sección

Textos