Extensão universitária em espaços rurais e do campo no Estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15633827Palabras clave:
Extensão Universitária, Ruralidade, CearáResumen
A Extensão Universitária possibilita uma integração efetiva entre universidade e as diversas comunidades, entre elas as comunidades rurais e/ou do campo. Diante deste contexto questiona-se: O que as experiências construídas através da EU nos espaços rurais e/ou do campo tem contribuído para a discussão de justiça social e no reconhecimento das potencialidades educativas nesses espaços? O objetivo do estudo consiste em compreender com as experiências e ações de extensão universitária desenvolvidas em espaços rurais e/ou do campo no Estado do Ceará têm contribuído para o desenvolvimento desses espaços, além de validar o significado e potencial educativo. Metodologicamente o estudo é de caráter qualitativo e consiste em uma revisão bibliográfica da literatura. Como resultados da pesquisa foram selecionados os relatos de experiência de Batista et al. (2020), Militão et al. (2020), Silva e Silva (2020) e Brito e Alves (2021). Considera-se que há uma preocupação de extensionistas de universidades cearenses em desenvolver atividades e ações de extensão em espaços rurais e/ou do campo nas diversas áreas do conhecimento, demonstrando que tais espaços são também acolhedores de projetos de extensão.
Descargas
Citas
BATISTA, P. R. et al. Conhecendo a etnomedicina local para crises álgicas: um relato de experiência na região do cariri, Ceará. Extensão em Foco, n. 22, 2021.
BRASIL. Resolução n. 7, de 7 de dez. de 2018: estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regimenta o disposto na meta 12.7 da lei n.13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação -PNE 2014-2024 e dá outras providências; 2018.
BRITO, M. A. P.; ALVES, R. Vivenciando a Extensão: a Experiência do NEDET com as Mulheres do Campo. In: NASCIMENTO, I. R. T.; MARTINS, C. M. S. S. (Orgs.). Extensão universitária e desenvolvimento territorial: aprendizados e experiências cearenses. Juazeiro do Norte: UFCA, 2021.
DORSA, A. C. O papel da revisão da literatura na escrita de artigos científicos. Interações (Campo Grande), v. 21, n. 4, p. 681–683, jul. 2020.
GADOTTI, M. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, v. 15, n. 1-18, p. 1, 2017.
GOMES FILHO, A. S.; TORRES, C. M. G.; LAVOR FILHO, T. L. Ensino de Ciências em territórios e espaços rurais e do campo no Brasil. In: Oliveira, H. M. (Org.). Desafios contemporâneos na educação: uma visão interdisciplinar. Campina Grande: Licuri, 2023
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. Ed. São Paulo, SP: Atlas 2003.
MARQUES, M. I. M. O conceito de espaço rural em questão. Terra livre, n. 19, 2002.
MILITÃO, M. F. A. et al. Extensão universitária e a convivência com o semiárido: o reaproveitamento de águas cinzas na região do Cariri Cearense. Extensão em Foco, n. 21, 2020.
PAULA, J. A. de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 5–23, 2013.
RODRIGUES, A. L. L. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.
SANTOS, I. P. Desenvolvimento Rural e Extensão Universitária: caminhos que se cruzam nos espaços das sociedades tradicionais do Maranhão. REVISTA PRÁTICAS EM EXTENSÃO, v. 3, n. 1, p. 66-69, 2019.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, SP: Cortez, 2013.
SILVA, C. S.; SILVA, J. Educação antirracista no sertão central cearense: construindo pontes entre a extensão universitária e quilombolas. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 12, n. 32, p. 231-251, 2020.
SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Antoniel dos Santos Gomes Filho, Filipe Gutierre Carvalho de Lima Bessa, Alan Belizário Cruz, Cicero Magerbio Gomes Torres

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores(as) preservam os direitos autorais e cedem aos Cadernos de InterPesquisas o direito de publicação primária, sendo permitida ao(s) autor(s) a posterior publicação do material em outros formatos, a partir da adoção de uma conduta moral condizente as boas práticas do meio científico e assumindo a inteira e exclusiva responsabilidade por tais publicações.
Consulte também os Termos e Condições de Uso.