ANÁLISE DOS TRATAMENTOS CLÍNICOS PARA O MELASMA EPIDÉRMICO
UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8071241Keywords:
Hipercromia, Tratamento, EficáciaAbstract
Introdução: O melasma é a hiperpigmentação benigna da pele, derivada de hiperatividade melanocítica com um alto número de melanossomos com alto grau de maturação. Não gera efeitos graves, porém impacta a autoestima dos pacientes. É uma patologia de recorrência comum, seu tratamento pode ser longo e desafiador, gerando experiências insatisfatórias.Objetivo: discorrer sobre as diferentes terapias existentes para o tratamento do melasma, seus resultados e impactos sobre a vida do paciente. Metodologia: Esse estudo é uma revisão integrativa, onde foram incluídos os estudos nos idiomas inglês e português, com texto completo disponível e relacionados à pergunta da pesquisa que foi: “Quais são, os tratamentos terapêuticos mais eficazes para o melasma?” Resultados: Esse estudo verificou-se que existe terapias com efeitos adversos que podem ser substituídas por combinações de tratamentos que contribuem com respostas mais eficazes no combate ao melasma, como por exemplo o microagulhamento, tratamentos tópicos, orais e com laser. Conclusão: Todos os tratamentos encontrados mostraram eficácia no manejo do melasma, porém o ácido tranexâmico se destacou com eficácia nas diferentes formas de aplicação: oral, tópica e injetável. Portanto, conclui-se que o melasma tem tratamento de controle e pode se obter resultados prolongados sob o uso correto do tratamento proposto, trazendo melhora na qualidade de vida do paciente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Laurinéia da Silva, Allannys Eduarda , Lariane Segato Trondi, Marcela Cristina Almeida Marchi da Silva, Kamily Victoria Morais da Silva, Mariana Lima Sobral, Michele Toninato Sobrinho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores(as) preservam os direitos autorais e cedem aos Cadernos de InterPesquisas o direito de publicação primária, sendo permitida ao(s) autor(s) a posterior publicação do material em outros formatos, a partir da adoção de uma conduta moral condizente as boas práticas do meio científico e assumindo a inteira e exclusiva responsabilidade por tais publicações.
Consulte também os Termos e Condições de Uso.