Comparação de técnicas cirúrgicas para obesidade mórbida: eficácia na perda de peso

Autores

  • Jean Ricardo Nicareta Hospital São Vicente - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12746276

Palavras-chave:

Obesidade Mórbida, Cirurgia Bariátrica, BAROS

Resumo

Este estudo comparou a eficácia de cinco técnicas cirúrgicas para o tratamento da obesidade mórbida, utilizando o sistema BAROS (Bariatric Analysis and Reporting Outcome System). A pesquisa foi conduzida na Clínica Marchesini, em Curitiba, Paraná, e envolveu 102 pacientes submetidos a tratamentos cirúrgicos entre 1995 e 2002. As técnicas analisadas foram a Derivação Gastrojejunal em Y-de-Roux (Fobi-Capella), a Derivação Biliopancreática (Scopinaro), a Derivação Biliopancreática com Duodenal Switch, a Gastroplastia Vertical com Banda de Mason e a Banda Gástrica Ajustável. Os resultados mostraram variações significativas na perda de peso entre as diferentes técnicas. A técnica de Duodenal Switch foi a mais eficaz, seguida pela técnica de Fobi-Capella. A utilização do protocolo BAROS permitiu uma avaliação detalhada e comparativa, contribuindo para a escolha da técnica mais adequada para cada paciente. O estudo destaca a importância de uma abordagem personalizada no tratamento da obesidade mórbida.

Referências

Baltasar, A. (2000). Obesidade mórbida e tratamento cirúrgico. In Tratamento Cirúrgico da Obesidade Mórbida.

Buchwald, H., & Buchwald, J. N. (2002). Evolution of bariatric surgery. In Surgical Clinics of North America.

Coutinho, W., & Benchimol, A. K. (2002). Obesidade: implicações clínicas e terapêuticas. In Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Halverson, J. D., & Koehler, R. E. (1981). Evaluation of surgical results for morbid obesity. In Annals of Surgery.

Leite, C. V., & Rodrigues, A. G. (2002). Cirurgia bariátrica: técnicas e resultados. In Revista Brasileira de Cirurgia.

Marchesini, J. B., Marchesini, J. C. D., & Freitas, A. C. T. (2003). Obesidade mórbida: fisiopatologia e tratamento. In Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia.

Nicareta, J. R. (2005). Comparação de cinco técnicas para o tratamento cirúrgico da obesidade mórbida com o BAROS (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR.

Oria, H. E., & Moorehead, M. K. (1998). Bariatric analysis and reporting outcome system (BAROS). In Obesity Surgery.

Publicado

2024

Como Citar

Nicareta, J. R. (2024). Comparação de técnicas cirúrgicas para obesidade mórbida: eficácia na perda de peso. ETS SCIENTIA - Revista Interdisciplinar, 1(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.12746276

Edição

Seção

Artigos