Transgressão, comunicação e sacrifício: um ensaio sobre Fonseca, Sade e Bataille

Autores

  • Francisco Atualpa Ribeiro Filho Faculdade do Cerrado Piauiense

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12735246

Palavras-chave:

Fonseca., Bataille., Sade., Transgressão.

Resumo

Este ensaio examina as obras de Fonseca, Sade e Bataille, explorando como seus escritos podem ser vistos por diferentes perspectivas. A influência de Nietzsche na teoria de Bataille sobre as origens dos juízos de valor e a necessidade do mal na comunicação autêntica é notável. Nietzsche propôs que a moralidade é uma invenção para garantir a sobrevivência e que os conceitos de bem e mal são construções humanas condicionadas pelas contingências do mundo. O estudo analisa como as obras sadeanas desafiam normas morais e religiosas, apresentando personagens cativantes que buscam prazer através do crime e da transgressão. Nas narrativas, é evidente a mecânica libertina que representa o desejo humano por uma comunicação autêntica e sem restrições. O ensaio debate a relação entre a ação humana, o erotismo e o sacrifício, a partir das reflexões de Bataille. Este afirma que a comunicação entre os seres humanos depende do sacrifício, pois é a colocação do ser em jogo no limite da morte. Examinando exemplos de sacrifício nas obras analisadas, como o assassinato de Pedro e Daniel no conto “74 Degraus” de Fonseca, o texto enfatiza como esses atos violentos são motivados pelo desejo de comunicação e pela busca por êxtase. Por fim, o ensaio conclui que a busca pela comunicação autêntica e pelo êxtase pode levar os seres humanos a transgredirem normas sociais e morais. Bataille prefere que os indivíduos construam uma empatia transgressora que permite a exploração dos limites da experiência humana, ao invés de viverem em conformidade com uma verdade absoluta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SADE, Marquês de. 120 días em Sodoma. Tradução Maurice Millet. 3ª secciòn México: Editorial Lectorum, 2015.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017a.

BATAILLE, Georges. A experiência interior: seguida de Método de Meditação e Postscriptum 1953. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016a. Suma ateológica v. I.

BATAILLE, Georges. Sobre Nietzsche: vontade de chance: seguido de Memorandum. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017c. Suma ateológica v. III.

Publicado

2024

Como Citar

Ribeiro Filho, F. A. (2024). Transgressão, comunicação e sacrifício: um ensaio sobre Fonseca, Sade e Bataille. ETS HUMANITAS - Revista De Ciências Humanas, 2(3), 29–39. https://doi.org/10.5281/zenodo.12735246

Edição

Seção

Artigos