RELEVÂNCIA DA CRIAÇÃO E OFERTA DE UM CURSO PROFISSIONAL EM PROCESSOS COOPERATIVOS

ESTUDO DE CASO DO ASSENTAMENTO VILA RURAL LAÇO DE OURO DE SÃO PEDRO DA CIPA-MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8206918

Palavras-chave:

Estado de Mato Grosso, Assentamentos rurais, Agricultura familiar, Processos cooperativos, Desenvolvimento local sustentável

Resumo

Os pequenos agricultores familiares residentes em assentamentos rurais de reforma agrária têm continuamente resistido aos avanços do capitalismo agrário mesmo dispondo de baixo nível tecnológico e menor capacidade produtiva. Nesse cenário, as relações sociais de cooperação e as cooperativas de produção surgem como alternativas viáveis para aumentar sua capacidade de reprodução socioeconômica dos assentados sem, contudo, romper com as raízes da agricultura de subsistência. Diante dessa questão, esse estudo teve como objetivo investigar a importância dos processos cooperativos enquanto instrumento destinado ao fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento local sustentável, evidenciando suas contribuições para a organização e a (re)produção socioeconômica de pequenos agricultores familiares oriundos de assentamentos rurais de reforma agrária. A metodologia utilizada na criação do curso de qualificação em processos cooperativos iniciou-se com uma revisão de literatura sobre o Desenvolvimento da pequena agricultura familiar no Assentamento Vila Rural Laço de Ouro em São Pedro da Cipa – MT. Na segunda fase do trabalho, foi desenvolvido o produto que consiste na criação do Curso de Qualificação em Processos Cooperativos que oportunamente foi ofertado aos pequenos agricultores familiares que residem no Assentamento Vila Rural Laço de Ouro que está localizado na zona rural do município de São Pedro da Cipa no Estado de Mato Grosso. Os resultados da pesquisa revelam que 71% dos assentados que participaram do curso de qualificação já são membros de associações ou cooperativas. Contudo, 88% dos assentados revelaram que desconheciam a importância da cooperação e dos processos cooperativos para a sua organização e reprodução socioeconômica ou para o alcance do desenvolvimento rural sustentável. Após analisar os dados obtidos com a oferta do curso de qualificação em processos cooperativos, podemos concluir que o produto da dissertação alcançou o objetivo do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junior de Souza Costa, Centro Universitário Augusto Motta

Mestre em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta - Rio De Janeiro. Especialista em Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2016). Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá. Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro, UNISA - SP e Artes - FAVENI - SP. Docente no Curso de Graduação em Agronomia, Enfermagem e Educação Física na Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Vale do São Lourenço - EDUVALE - Jaciara-MT. Trabalhou como professor de Biologia e Programas de Saúde no Colégio São Domingos Sávio, São Paulo - SP. Trabalhou como professor de Ciências e Biologia no Colégio Zelinda, Caieiras - SP. Ministrou aulas de Biologia como professor voluntário no Cursinho Pré-vestibular Queixadas da Rede EMANCIPA - Movimento Social de Educação Popular, São Paulo - SP. 

Patricia Maria Dusek, Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM

Doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (2014)/Gama Filho. Mestre em Direito pela Universidade Cândido Mendes, onde também obteve o título de graduação na mesma área. Especialista em Direito pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Parecerista ad hoc de Revistas Científicas. Articulista, palestrante e conferencista bilíngue em eventos nacionais e internacionais. . Experiência de mais de 10 anos em coordenação de cursos. Pesquisadoras na área de inovação e sustentabilidade, com patentes relacionadas aos temas pesquisados. Professora de cursos de graduação em Administração e Direito. Pesquisadora no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Desenvolvimento Local (PPGDL) do Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM, onde também leciona as disciplinas Governança Corporativa Ambiental, Desigualdades Socioespaciais, Empreendedorismo e Plano de Negócios e Legislação Empresarial.

Downloads

Publicado

2023

Como Citar

DE SOUZA COSTA, J.; MARIA DUSEK, P. RELEVÂNCIA DA CRIAÇÃO E OFERTA DE UM CURSO PROFISSIONAL EM PROCESSOS COOPERATIVOS: ESTUDO DE CASO DO ASSENTAMENTO VILA RURAL LAÇO DE OURO DE SÃO PEDRO DA CIPA-MT. Cadernos de InterPesquisas, [S. l.], v. 1, p. 175–185, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8206918. Disponível em: https://esabere.com/index.php/cadips/article/view/20. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Textos