Das ondas do rádio à internet no espaço rural: o problema da conectividade significativa no Brasil e na América Latina e Caribe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.18086790

Palavras-chave:

inclusão digital, digitalização do território, banda larga, desenvolvimento rural

Resumo

O artigo, na forma de um ensaio, aborda uma das temáticas emergentes com grande potencial para viabilizar a inclusão digital e produtiva de agricultores familiares em situação de pobreza ou vulnerabilidade: a digitalização do espaço rural e dos sistemas alimentares. O tema é complexo, pois envolve uma grande variedade de domínios, desde o acesso à internet com conectividade significativa, as formas de produção, passando pelo tipo de assistência técnica e acesso à educação e qualificação. O fulcro do problema é o uso cada vez mais disseminado de plataformas digitais, principalmente com a pandemia da Covid-19, e a baixa conectividade significativa do espaço rural brasileiro e latino-americano da agricultura familiar e comunidades rurais. É uma questão bem mais ampla, portanto, do que a chamada Agricultura 4.0, para a qual existe um ambiente de atores estruturado e formas de apoio governamental. Sobre a digitalização, a conectividade significativa, no entanto, ainda é incipiente o conhecimento disponível aos tomadores de decisão na construção de políticas públicas. Os resultados podem ser ambíguos: ao mesmo tempo em que ampliam oportunidades, também reforçam desigualdades, devido às várias barreiras de entrada e de oferta de acesso à internet no rural brasileiro e latino-americano. O artigo conta com uma breve revisão bibliográfica sobre a temática a partir do eixo da conectividade significativa articulando elementos como digitalização do território, brechas de acesso ao serviço de internet banda larga e a importância de políticas públicas no setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Exzolvildres Queiroz Neto, Universidade Federal de Ouro Preto/Professor

Professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE) do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) - cruso de Geografia. Atua em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de planejamento e desenvolvimento rural e do território. O foco de interesse da pesquisa, atualmente, direciona-se para os processos de gestão e governança territorial: tecnologias da informação e da comunicação, conectividade rural (internet significativa), transformação e inclusão digital do espaço rural e da educação do campo, mobilidade, projetos socioambientais e participação social. Na extensão desenvolveu projetos de Educação Espacial: articulação de informações espaciais para a formação de agentes do desenvolvimento rural e territorial. Gestão de Projetos Sociais. Feira da Popular da Produção de Famílias de Agriculores. Colaborou na implementação do curso de bacharelado em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar da Universidade Federal da Integração Latino-Americana onde atuou como docente de 2011 a 2023. Doutor em Engenharia Agrícola: Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável FEAGRI/UNICAMP (2011). Mestre em Administração: Gestão Social, Ambiente e Desenvolvimento DAE/UFLA (2006). Graduado em Geografia: Bacharelado e Licenciatura IGC/UFMG. Docente no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento PPGPPD/UNILA - Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Sociedade - Mestrado.

Gilson Batista de Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana/Professor

Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGPGP/UTFPR, 2023 -2024)). Doutor em Desenvolvimento Econômico pela UFPR (2010). Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Pesquisador bolsista do NAPI Trinacional/Fundação Araucária.

Referências

Almada, M. P., Carreiro, R., Barros, S. R., & Gomes, W. da S. Democracia digital no Brasil: obrigação legal, pressão política e viabilidade tecnológica. Matrizes, 13 (3), 161-181, 2019.

Bordenave, J. O que é comunicação rural. 3 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

Brasil. Tribunal de contas da união (TCU). Políticas públicas de banda larga. Brasília: TCU, 2018.

Buainain, A.; Cavalcante, P.; Consoline, L. Brasil. Estado atual da agricultura digital no Brasil: Inclusão dos agricultores familiares e pequenos produtores rurais. Disponível em https://www.cepal.org/pt-br/publicaciones/46958-estado-atual-agricultura-digital-brasil-inclusaoagricultores-familiares. 2021. Santiago do Chile: Cepal. Acesso em: 29 setembro 2022.

Castells, M. A sociedade em rede. Volume I. 2 edicção. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) - Relatório inclusão produtiva no Brasil rural e interiorano 2022 (livro eletrônico) / Arilson Favareto (et al), 1 ed., São Paulo: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - CEBRAP, 2021

CEPAL (Comisión Económica para América Latina y el Caribe), 2020. Universalizar el acceso a las tecnologías digitales para enfrentar los efectos del COVID- 19. Disponível em . Acesso em 24 jul. 2023.

CEPAL. Sistemas alimentarios y Covid19 en América Latina y el Caribe. Digitalización de la agricultura para la transformación inclusiva de sociedades rurales. Boletín N.º 18, 6 de maio de 2021.

CEPAL, FAO, IICA (2019). Perspectivas de la Agricultura y el Desarrollo Rural em las Américas: una mirada hacia América Latina y el Caribe 2019-2020. Disponível em<https://repositorio.iica.int/bitstream/handle/11324/8214/BVE19040295e> Acesso em 24 ago 2023.

COLE, S; FERNANDO, N. The value of advice: Evidence from mobile phonebased agricultural extension. Harvard Business School. . Working paper nº. 13-047, 2012

Cortes, S. V; Silva, M. K. Sociedade civil, instituições e atores estatais: interdependências e condicionantes da atuação de atores sociais em fóruns participativos. Estud. sociol., Araraquara, v.15, n.29, p.425-444, 2010.

Weber, A. F; Dévens, P. O rádio no meio rural: consumo de programas radiofônicos rurais por agricultores do Rio Grande do Sul. Rádio-Leituras, ano 1, jul-dez, 2010.

Duarte, R; Soares, J. B. Extensão rural e comunicação rural no Brasil: Notas históricas e desafios contemporâneos. Revista de Extensão e Estudos Rurais, V.1, n. 2, jul-dez, 2011.

Freire, P. Extensão ou Comunicação? 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015. 127 p.

Giddens, A. A constituição da sociedade. São Paulo: Marins Fontes, 1989.

GSMA - Brechas de conectividad en América Latina: una hoja de ruta para Argentina, Brasil, Colombia, Costa Rica y Ecuador, marzo 2023. Disponível em <https://www.gsma.com/latinamerica/es/resources/brechas-de-conectividad-en america-latina>. Acesso em: 24 ago. 2023.

Herscovici, A. Economia da informação, redes eletrônicas e regulação: elementos de análise. Revista de Economia Política, vol. 24, nº 1 (93), pp. 100-120, janeiro-março/2004

IBGE. Instituto Brasieliero de Geografia e Estatística. Censo agropecuário: resultado definitivos 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2019.

IICA - Instituto interamericano de cooperação para a agricultura. Conectividade rural na América Latina e no Caribe: estado da situação, desafios e ações para a digitalização e o desenvolvimento sustentável, 2022

Kageyama, A. Desenvolvimento rural: conceito e medida. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 21, n. 3, p. 379-408, set./dez. 2004

Martin-Barbero, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.

Martin-Barbero, J.; Gonzaga Motta, L. Comunicación popular y los modelos transnacionales. Chasqui: Revista Latinoamericana de Comunicación, Quito, n. 8, p. 4-11, ago. 1983.

Milanez, A. Y. Conectividade rural: situação atual e alternativa para a superação da principal barreira à agricultura 4.0 no Brasil. BNDES Set., Rio de Janeiro, v. 26, n. 52, p. 7-43, set. 2020.

Nierdele, P; et al. Mercados alimentares digitais: inclusão produtiva, cooperativismo e políticas públicas [recurso eletrônico] / organizadores Paulo Niederle, Sergio Schneider [e] Abel Cassol. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2021.

Oliveira, G. M. Nova economia e território: um estudo das tecnologias da informação. Sociedade e Natureza, Uberlância, v. 33, 2021

Queiroz Neto, E; Oliveira, G. B. Fronteiras e limites na produção de novos campos profissionais para o espaço rural: o curso de bacharelado em desenvolvimento rural e segurança alimentar da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, PR, Brasil. Atlante, Cuadernos de Educación y Desarrollo, 2019.

Raffestin, C. Por uma Geografia do poder. São Paulo: Ática, 2011.

Santos, M. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 6. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

Santos, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção / Milton Santos. - 4. ed. 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

Senne, F. Para além da conectividade: internet para todas as pessoas. Panorama Setorial da Internet, n2, ano 13, jun, 2021.

Publicado

2025

Como Citar

Queiroz Neto, E., & Oliveira, G. B. de. (2025). Das ondas do rádio à internet no espaço rural: o problema da conectividade significativa no Brasil e na América Latina e Caribe. Ets Communicate - Revista De Comunicação, Linguagens E Sociedade, 3(5), 39–61. https://doi.org/10.5281/zenodo.18086790

Edição

Seção

Artigos